Share |

29 ABR: Intervenções na Assembleia Municipal

No dia 29 de abril de 2019, reuniu a Assembleia Municipal de Condeixa-a-Nova em sessão ordinária, tendo o Bloco de Esquerda sido representado por Rui Pinela e Tiago Acúrcio.

No período antes da ordem do dia, Tiago Acúrcio apresentou um voto de saudação ao 25 de abril e 1° de maio, aprovado com 2 abstenções por parte de eleitos do PSD.

De seguida, abordou o Sr. Presidente do Executivo nos seguintes pontos:

 

 

CULTURA
Segundo os elementos do Grupo de Teatro Amador Sardanisca, o mesmo terminou por diferenças irreconciliáveis com a Direcção do Centro Cultural e Recreativo de Bruscos. Foi solicitada a informação pedida por esses mesmos elementos sobre se a associação iria receber o apoio cultural para 2019 e o relativo à organização do Festival de Teatro Deniz Jacinto, mesmo não existindo já o Grupo de Teatro, cujos elementos foram os responsáveis por participar na organização do Festival, ao que o Sr. Presidente indicou que a participação na organização do Festival de Teatro deverá ser paga à Associação.

De seguida, e tendo em conta que este ano não se realiza a recriação das invasões francesa, questionou se esse facto se deve à CMC financiar o Festival da Juventude e se não haveria a possibilidade de organizar a recriação das invasões francesas, à semelhança das primeiras edições, em que foram encenadas por grupos culturais concelhios, desta forma acarretando menores custos. O Sr. Presidente do Executivo informou que a recriação das invasões francesas não se realiza este ano por uma questão de ordem financeira e devido à CIM-RC ter um programa para financiamento da recriação das invasões francesas em parceria com os municípios onde também se realizaram confrontos, devendo ser retomadas em 2020, não estando de fora o contributo das Associações Culturais novamente.

MEIO AMBIENTE
Foi questionado o Sr. Presidente do Executivo sobre qual seria o motivo da água que corre na Ribeira de Bruscos, no que se visualiza no Parque Verde, apresentar uma tonalidade acinzentada e se teria algo a ver com a descarga de águas residuais de ETAR's na ribeira, ao que foi indicado que, segundo as análises realizadas, os valores relativos a contaminação das águas estão dentro da legalidade.

FUNDAÇÃO HOSPITAL D. ANA LABOREIRO D'EÇA 
Relativamente ao que foi apresentado pelo Sr. Fortunato Pires da Rocha na reunião ordinária da AM de 23 de novembro passado, foi solicitado o envio da documentação que a CMC enviou ao referido munícipe, e que o Sr. Presidente do Executivo ficou de fazer chegar aos eleitos da AM, para poderem ser analizados e debatidos em reunião futura, como ficou estabelecido, tendo o Sr. Presidente do Executivo garantido que esses documentos serão enviados.

CLDS 3G
Por fim, felicitou o executivo pelo trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) - 3G, que fez com que fosse atribuída à CMC uma dotação de mais €300'000,00 (conforme informação divulgada hoje pela comunicação social).