Share |

Intervenção de Tiago Acúrcio na reunião da CIM-RC

No dia 20 de dezembro de 2018, Tiago Acúrcio, deputado do BE na Assembleia Municipal de Condeixa-a-Nova, participou numa reunião da CIM-RC (Comunidade Inter Muncipal da Região de Coimbra) e tentou ver esclarecidas algumas questões sobre Ambiente, Mobilidade e Transportes.

AMBIENTE

Tiago Acúrcio perguntou se estavam previstas medidas para a coordenação inter-municipal para a proteção de espaços verdes e do ambiente, face a catástrofes naturais, como foi o caso da Tempestade Leslie. Foi informado de que, tendo sido aprovada uma linha para crédito para a recuperação das Associações, cada Município deverá tratar dos seus próprios prejuízos. 

MOBILIDADE

Tiago Acúrcio solicitou informações sobre a Ciclovia, que ligará a Figueira da Foz a Coimbra, e se haveria um Plano de Mobilidade Sustentável que englobasse Rodovia, Ferrovia, Ciclovia, Pedestrianismo e Transporte Aéreo. Foi informado de a Ciclovia, na Figueira da Foz, está quase concluída. O restante já está definido e será pedido um reforço para esta rubrica. Foi considerado que a questão do aeroporto já tinha sido esclarecida, optando o Presidente da CIM por não se referir a qualquer um dos outros meios de transporte, nem se iria haver um Plano de Mobilidade Sustentável. 

TRANSPORTES 

Sobre o Plano de Transportes Intermunicipal (PTIM), Tiago Acúrcio solicitou esclarecimentos quanto ao modo como está a ser preparado, uma vez que tem que ser aprovado, até ao final de 2019, e quais as formas de debate público que existirão com as populações e eleitos municipais. Além disso, questionou sobre o papel das Assembleias Municipais, nesse processo, e se será solicitado parecer às mesmas com todos/as eleitos/as municipais. A estas dúvidas, a única resposta recebida foi a seguinte: está criada uma equipa técnica e que, à exceção de Coimbra, todos os concelhos delegaram a gestão do PTIM à CIM-RC.